domingo, 18 de março de 2012

Jardim da Primavera com Garrafas PET

Seguindo a sugestão da mãe do André Vila Verde, já iniciámos a construção do nosso jardim de interior totalmente confecionado com garrafas PET.
Cada um de nós vai criar os seus próprios vasos, temos vários modelos: para por  no chão ou numa prateleira, para suspender do teto, etc.
A maioria de nós já trouxe terra de casa e algumas plantas e já pusemos mãos à obra.
Na próxima quarta-feira dia 21 de Março vamos comemorar a chegada da Primavera e o Dia da Árvore em colaboração com os nossos colegas mais velhos dos CEF´s de Jardinagem da EB2/3 de Almancil, que nos vêm ajudar a plantar árvores e a tratar do vermicompostor.

AS QUINTAS DA CIÊNCIA ...Foguetões

Nas duas últimas semanas estivemos a confecionar e a lançar foguetões.
Cada um de nós elaborou o seu próprio foguetão, com garrafas PET.
Na primeira semana fizemos lançamentos com uma bomba de ar. Primeiro deitámos alguma água para dentro do foguetão e depois injetámos ar, quando a pressão aumentou o foguetão voou...
Na semana seguinte fizemos o lançamento do foguetão a CO2, misturando vinagre com bicarbonato de sódio.
Desta mistura de palavras difíceis que todos aprendemos, mais ou menos, libertou-se um gaz o dióxido de carbono que impulsionou o foguetão...qualquer dia somos químicos, porque já somos um pouco cientistas!

Pontos e linhas

Esta semana misturámos matemática(geometria) com arte e estivemos a pintar pontos e linhas, elaborando composições muito alegres e coloridas que nos fizeram pensar na chegada da primavera.
Aprendemos que as linhas são formadas por muitos pontos juntinhos e podem ser verticais, horizontais, obliquas, onduladas, etc, etc.