sábado, 11 de fevereiro de 2012

O oceano dentro de uma garrafa...

Esta semana fizemos duas experiências do pacote da Água: "Dissolve-se, não se dissolve" e "Oceano dentro de uma garrafa".
Numa garrafa de 1.5litros despejámos 0.75l de água tingida com corante verde, para imitar a água do mar, de seguida despejámos a mesma quantia de terebentina. Como os dois líquidos não se misturam quando se baloiça a garrafa temos um efeito parecido com as ondas do mar...foi uma experiência fácil de fazer e com um efeito muito interessante. Esta experiência fica montada para quando alguém quiser pode ir ver o mar... na sala.

Dissolve-se, não se dissolve...

Estivemos a experimentar quais os líquidos ou sólidos que se dissolvem na água, utilizámos: vinagre, azeite, detergente liquido, sal, açucar, esferóvite e areia. Dentes produtos verificámos que o azeite, a esferóvite e a areia não se dissolvem ao contrário dos outros.

Jogos e danças

Esta semana dançámos a pares muito juntinhos ou individualmente, primeiro sem levantar os pés do chão arrastando os passos (pés de chumbo...) e depois aos saltinhos (chão quente...).
Jogámos ao jogo do túnel e fizemos exercícios com bolas.
Tudo muito mexido, alegre e sempre alternando com musica mais ou menos ritmada.

À espera do Carnaval

Já falta pouco para o nosso Carnaval. Depois de terminados os CABEÇUDOS esta semana iniciámos a elaboração dos fatos e dos adereços para o Carnaval: fatos de princesas, rainhas, reis e cavaleiros; coroas e capacetes; ceptros, espadas e escudos (estes com as cores a condizer com os fatos dos cavaleiros). Cada um escolheu um animal para o seu brasão de armas: dragões, leões, águias e lobos. Muito trabalho...