domingo, 9 de outubro de 2011

Passeio ao Parque das Cidades

Na 6ª feira, dia 7 de Outubro fomos passear até ao Parque das Cidades.
Foi muito divertido!

Jardim

Estamos a recuperar o nosso jardim.
Já tivemos oferta de várias plantas.
Vai ficar muito bonito!

Primeiros Trabalhos na Horta

Este ano lectivo já iniciámos os trabalhos na nossa horta.
Primeiro limpámos e cavámos o terreno para o preparar para receber as sementes.
Depois iniciámos as sementeiras. Abrimos os regos, colocámos as sementes de batata e fava e tapámos como podem ver neste filme. Não precisamos regar porque temos um sistema de rega.
Para a semana vamos semear salsa, coentros e outros.
Este ano os colegas do 1º ciclo também vieram trabalhar na horta. Para muitos deles não é novidade pois já frequentaram o nosso Jardim de Infância e já tinham experiência. Cada grupo tem o seu talhão.
No final, vamos ter todos uma bela colheita.

Projeto - Os Animais Nossos Amigos

Ao longo do ano iremos receber a visita de vários amigos.Vamos observar e registar o que aprendemos nos Livros dos Animais


Já recebemos a visita das donas tartarugas, trazidas pela Vitória e pelo Henrique.
Aprendemos que pertencem à classe dos répteis, que nascem de ovos, que usam a carapaça para se protegerem dos perigos.
Também descobrimos que há muitos tipos de tartarugas em todo o mundo, desde pequeninas até enormes. Umas vivem no mar, outras na terra, e outras nos rios e lagos. As tartarugas marinhas enterram os seus ovos na areia das praias.


Outra visita foi a do Sr. Canário, que nos saudou com o seu belo canto. Pertence à classe das aves. Tem o corpo coberto de penas, um bico, duas asas e duas patas. Também nasce de ovos. E come sementes.


 Vieram também lindos mamíferos, uma gaiola cheia de amstersdo Filipe Palma e um coelhinho pretinho do Alexandre Piedade. Estes animais são roedores, por isso têm dois grandes dentes que os ajudam a descascar frutos secos e sementes que gostam muito de comer. E se os deixasse-mos roiam a sala toda. Por serem mamíferos têm o corpo coberto de pelos, nascem da barriga da mãe, e quando são bebés bebem leite da mama.
Foram visitas que nos ensinaram e divertiram muito.