domingo, 15 de janeiro de 2012

Monda da horta e apanha das batatas

No início deste mês de Janeiro fomos fazer a Monda da nossa horta.
Apanhámos muitas ervas daninhas que estavam a enfraquecer as nossas culturas.
As ervas foram colocadas nos tanques de compostagem para produzir o composto necessário para tornar a nossa horta mais produtiva.
Sexta feira dia 13 estivemos a apanhar as nossas batatas antes que a chuva as estragasse. A geada noturna já tinha queimado as folhas. Como foram semeadas há três meses já estava na altura da apanha.
O tempo estava ótimo para trabalhar na horta, um belo sol de Inverno.

Visita do Higienista Oral

Dia 9 de Janeiro recebemos a visita do higienista oral do centro de saúde de Loulé.
Com um pequeno teatrinho de fantoches veio contar-nos a história do cão que comia muitos doces e não tratava da higiene dos seus dentes...no final ficou desdentado e triste.
A vaca Sorrisos bem o avisou que devia comer poucos doces e lavar os dentes de manhã e à noite...muito bem: escovar à frente, atrás e por cima sem esquecer a língua.
Na sala falámos sobre a importância da higiene oral e da alimentação saudável, lembrámos a nossa roda dos alimentos, para nos mantermos saudáveis. No final cada um de nós fez o seu registo gráfico da história.


A nossa casa PET continua a crescer

Aproveitámos a grande quantidade de garrafões que muitas mães, pais e avós nos têm trazido para fazer crescer as paredes da nossa casa PET.
A nossa casa já tem a parede do fundo quase terminada e com duas belas janelas, tudo o resto avança a bom ritmo...esperamos ter a casa pronta na próxima Primavera para as nossas brincadeiras.
Com muito trabalho, uns baldinhos e algumas pás, retirámos toda a terra a mais que ainda existia no seu interior. Vamos colocar alguns barrotes de madeira bem seguros ao chão, com cimento cola, para suportar o telhado que vamos construir com garrafas de 1.5 litros.
Obrigado aos nossos familiares que trazem a nossa matéria prima: garrafas e especialmente garrafões de plástico.