Já terminámos as paredes da nossa CASA PET de brincadeiras para o pátio.
Trabalhámos bastante, na última semana recortámos e encaixámos muitos garrafões. Reutilizámos perto de 500 garrafões para levantar as paredes.
Para a semana que vem vamos iniciar a construção do telhado e do mobiliário para a casa.
Agradecemos a todos os pais e encarregados de educação que têm trazido garrafas, garrafinhas e garrafões para o desenvolvimento do nosso projeto...necessitamos de mais! Obrigado a todos.
Todas as terças e sextas feiras da parte da tarde fazemos sessões de movimento, articulando a expressão físico motora com a dança, a expressão dramática e a expressão musical.
Ao som da pandeireta ou da música fazemos jogos de ritmo, de expressão ou postura corporal, de espaço...muitas vezes dançamos ao som de musicas mais calmas e outras vezes mais animadas. Todos gostamos de dançar.
Mais uma vez recebemos a visita e a preciosa ajuda dos nossos colegas mais velhos da EB 2/3 de Almancil que nos vieram ajudar nos trabalhos da horta, do jardim e do pomar.
No pomar estiveram a podar as árvores, para estas crescerem melhor. Na horta fizeram uma pequena monda das ervas daninhas, cavaram um novo talhão e espalharam sobre ele o composto vegetal que produzimos ao longo dos últimos meses.
Atualmente produzimos composto através da decomposição dos resíduos vegetais da horta, jardim e pomar e dos restos de fruta que sobram dos almoços e lanches. As nossas minhocas já se reproduziram bastante e produzem vermicomposto que na Primavera vamos utilizar na horta.
Este ano o tema do nosso Carnaval é: "A vida no tempo dos Castelos".
Vamos todos mascarar-nos e vestir-nos de reis, rainhas, princesas e cavaleiros...mas com uma particularidade vamos ser todos CABEÇUDOS!
A produção dos cabeçudos já começou, porque isto dá muito trabalho!
Com sacos de plástico, resmas de papel de jornal e mais de 10 litros de cola construímos as cabeças, fizemos os narizes, os olhos, a boca e não nos esquecemos das orelhas e do pescoço.
Para a semana vamos pintar as cabeças e fazer os cabelos (amarelos, pretos ou castanhos à escolha de cada um) que depois colamos à cabeça. A fase seguinte será fazer as coroas dos reis, das rainhas ou das princesas e os capacetes dos guerreiros.
Para não irmos a pé que parecia mal...também já iniciámos a criação de cavalos de raça PET.
E ainda faltam as roupas e os adereços: varinhas, lanças, escudos (euros) e essas coisas...
No início deste mês de Janeiro fomos fazer a Monda da nossa horta.
Apanhámos muitas ervas daninhas que estavam a enfraquecer as nossas culturas.
As ervas foram colocadas nos tanques de compostagem para produzir o composto necessário para tornar a nossa horta mais produtiva.
Sexta feira dia 13 estivemos a apanhar as nossas batatas antes que a chuva as estragasse. A geada noturna já tinha queimado as folhas. Como foram semeadas há três meses já estava na altura da apanha.
O tempo estava ótimo para trabalhar na horta, um belo sol de Inverno.
Dia 9 de Janeiro recebemos a visita do higienista oral do centro de saúde de Loulé.
Com um pequeno teatrinho de fantoches veio contar-nos a história do cão que comia muitos doces e não tratava da higiene dos seus dentes...no final ficou desdentado e triste.
A vaca Sorrisos bem o avisou que devia comer poucos doces e lavar os dentes de manhã e à noite...muito bem: escovar à frente, atrás e por cima sem esquecer a língua.
Na sala falámos sobre a importância da higiene oral e da alimentação saudável, lembrámos a nossa roda dos alimentos, para nos mantermos saudáveis. No final cada um de nós fez o seu registo gráfico da história.
Aproveitámos a grande quantidade de garrafões que muitas mães, pais e avós nos têm trazido para fazer crescer as paredes da nossa casa PET.
A nossa casa já tem a parede do fundo quase terminada e com duas belas janelas, tudo o resto avança a bom ritmo...esperamos ter a casa pronta na próxima Primavera para as nossas brincadeiras.
Com muito trabalho, uns baldinhos e algumas pás, retirámos toda a terra a mais que ainda existia no seu interior. Vamos colocar alguns barrotes de madeira bem seguros ao chão, com cimento cola, para suportar o telhado que vamos construir com garrafas de 1.5 litros.
Obrigado aos nossos familiares que trazem a nossa matéria prima: garrafas e especialmente garrafões de plástico.